HOME, CURIOSIDADES

5 Invenções que resultaram em descobertas incríveis

Nem sempre os acidentes resultam em algo ruim. Vemos que muitas descobertas por acaso mudaram o mundo, e para melhor. Conheça 5 acidentes mais felizes da história que se tornaram um marco.

1° Penicilina: Uma das mais importantes descobertas por acidente. Um cientista escocês Sir Alexander Fleming estava estudando Staphylococcus (bactérias que causam intoxicação alimentar) em 1928. Um dia quando chegou no trabalho, descobriu um mofo azul-verde que parecia inibir o crescimento das bactérias. Ele fez uma cultura pura do mofo e descobriu que era Penicillium.

2° Cerveja: sem duvidas uma das descobertas mais feliz de todas. Não se sabe exatamente quem inventou a primeira cerveja, porem em algum momento os padeiros começaram a notar que o grão fermentado espumava no pão.

Alguns indivíduos corajosos se aventuraram a experimentar a espuma e a cerveja nasceu, já que os grãos quando molhados se tonam alimentos para fungos, produzindo álcool como subproduto.

3° Raio x: Em 1895, o físico alemão Wilhelm Conrad Roentgen estudava sobre o comportamento dos raios catódicos, em uma época que nada se sabia sobre elétrons ou radiação. Ele ficou surpreso ao descobrir que, tampando um tubo com papelão preto, alguns raios invisíveis ainda eram capazes de iluminar uma tela coberta com platino cianeto de bário há 2,7 metros de distância. Ele chamou o fenômeno de “Raio-X”.

Um tempo depois, Roentgen descobriu que os Raio-X também poderiam ser capturados em placas fotográficas. Ele fez um teste usando a mão da sua esposa, onde o Raio-X passou tranquilamente através da pele e do músculo, sendo bloqueado por ossos e metal.

4° Picolé: algo tão simples que até uma criança poderia inventar. E foi o que realmente aconteceu. Um menino de 11 anos chamado Frank Epperson, esqueceu um copo suco de frutas em sua varanda, onde havia um pedaço de madeira que ele usou para mexer a bebida. No dia seguinte, como havia feito muito frio, surgiu o primeiro picolé do mundo.

5° Aço inoxidável: Em 1913, Harry Brearley descobriu acidentalmente o aço inoxidável. Em vez de ser reconhecido, seu chefe o demitiu e disse que sua invenção era um grande desperdício de tempo. Seu objetivo era criar uma liga de aço que suportasse o atrito superaquecido dentro de um rifle.

Brearley obervou que uma das suas ligas descartadas ainda estava brilhando, enquanto todo o resto tinha enferrujado. Revisando suas anotações, ele encontrou a fórmula precisa para o aço inoxidável: 12% de cromo formando uma camada protetora no aço quando exposto ao oxigênio.