HOME, SAÚDE

Alimentos importantes para ter mais energia para trabalhar

Quando pensamos nos fatores que interferem no nosso foco e desempenho profissional, dificilmente lembramos da alimentação. Para muitos que possui uma rotina agitada, as refeições acabam sendo de qualquer jeito, no trabalho mesmo. Segundo um artigo da Harvard Business Review, a comida tem um impacto direto na nossa performance cognitiva.

Um alimento mal escolhido no almoço pode prejudicar uma tarde toda de trabalho. Lanches rápidos e não saldáveis, como snacks, podem parecer uma opção prática para o escritório, mas pode levar a uma baixa performance o dia todo no trabalho.

Se você quer ter um bom desempenho no trabalho, é importante fazer escolhas inteligentes em relação à sua alimentação. Saiba neste post o que comer e beber, e o que evitar, para ter mais energia para trabalhar.

Jejum intermitente é uma ótima opção para quem não tem o hábito de tomar café da manhã. Ele é eficiente para melhorar o foco, o desempenho cerebral e até mesmo prevenir o Alzheimer. Este jejum resume-se em ficar de 14 a 16 horas sem se alimentar, porem pode incluir shots matinais, chás, cafés, cafés aditivados, suco verde de folhas e limão sem adoçar.

Para quem aprecia tomar café da manhã, sugere-se uma refeição balanceada que forneça carboidratos, como frutas, cereais não refinados e raízes, associados a fontes de proteínas e gorduras saudáveis. Castanhas, sementes e azeite de oliva, são frações de rápida absorção derivadas da gordura do coco.

Pode-se também fazer o uso de estimulantes energéticos, que agem no corpo e cérebro estimulando o metabolismo e melhorando a concentração e o foco, como erva mate, chá verde e guaraná.

No almoço é importante tomar boas decisões, fazer uma pausa e se alimentar de forma balanceada, tomando cuidado com o tamanho da porção e o aporte de gordura. Se Comer demais e com muita gordura pode tornar a digestão lenta e pesada, gerando sonolência e sensação de mal-estar.

No período da tarde, aposte em alimentos práticos, que forneçam energia, como castanhas e sementes, e que também melhorem a memória (evite altas quantidades).

Alguns alimentos podem atrapalhar nosso desempenho profissional e nosso foco, sendo assim evite alimentos com muito açúcar, com alto índice glicêmico e os carboidratos simples, que são mais inflamatórios para o nosso cérebro. Estes atrapalham nosso desempenho cognitivo e também podem aumentar a fadiga e a falta de energia.