CURIOSIDADES

A riqueza do Nosso Pantanal Brasileiro

O Pantanal brasileiro tem uma das maiores biodiversidade do planeta. É o lar de uma variedade impressionante de animais silvestres, desde aves majestosas e coloridas até grandes mamíferos como antas e onças-pintadas.

Uma das espécies mais icônicas do Pantanal é o tuiuiú, a maior ave voadora da América do Sul e o símbolo não oficial do Pantanal. Essas aves elegantes são abundantes na região e podem ser facilmente avistadas em quase todas as áreas ao longo dos rios e lagos.

 

tuiuiu
tuiuiu

Outras aves exuberantes que podem ser encontradas no Pantanal Sul Mato-grossense incluem araras, emas e carcarás, popularmente conhecidos como “craneiros”. Estes pássaros são uma visão comum ao longo das planícies e dos rios pantaneiros.

Pássaro no pantanal

O Pantanal é também o lar de animais como capivaras, que são os maiores roedores do mundo, assim como de grandes predadores, como a onça-pintada – o terceiro maior felino do mundo.

Jaguar do pantanal
Jaguar do pantanal

Além disso, é possível encontrar cachorros-do-mato, lobos-guará, tamanduás-bandeira, jaguatiricas, entre outros mamíferos incríveis.

Não podemos esquecer dos jacarés, que são animais que um turista pode encontrar em praticamente todos os corpos d’água presentes na região do Pantanal.

Jacaré no pantanal
Jacaré no pantanal

Com os olhos e focinhos protuberantes acima da superfície da água, estes animais pré-históricos são impressionantes e fazem parte do ecossistema local.

Apesar da região ser conhecida pelo seu ecossistema único, o ecossistema do Pantanal tem sofrido ameaças significativas. A atividade humana está afetando a fauna local, o direito de passagem e a qualidade das águas existentes. É importante tomar medidas para preservar a área e garantir a continuidade da vida destes animais tão fascinantes.

Saiba Mais