CURIOSIDADES

Conheça mais sobre o pantanal Sul Mato-grossense

O Pantanal Sul Mato-grossense é uma região fantástica para se visitar no Brasil. Localizado no estado do Mato Grosso do Sul, é considerado a maior área úmida continental do planeta. Repleto de fauna e flora exóticas, o ecossistema único dessa região é uma das principais atrações turísticas do país.

Pantanal-1
Imagem de arvore no Pantanal

O Pantanal é o lar de diversas espécies de animais, como capivaras, jaguares e araras. Também é possível encontrar jacarés, sucuris e tuiuiús, que são algumas das espécies mais emblemáticas desta região. Além disso, existem diversas atividades para os turistas, como observação de animais selvagens, caminhadas pela floresta e passeios de barco pelos rios locais.

No entanto, apesar de sua beleza natural, o Pantanal Sul Mato-grossense vem sofrendo com a atividade humana ao longo dos anos. Devido à pecuária, desmatamento e pesca predatória, o ecossistema está em perigo.

É crucial que medidas de preservação sejam tomadas para garantir que essa região continue sendo uma atração turística incrível para as próximas gerações.

Em suma, o Pantanal Sul Matogrossense é um destino imperdível para qualquer pessoa interessada em ecoturismo. Suas paisagens arrebatadoras e fauna e flora únicas tornam esta região uma das joias do Brasil.

No entanto, é vital que os visitantes ajudem a preservar a natureza e a vida selvagem ao visitar o Pantanal.

CARACTERISTICAS INTERESSANTES

  • O Pantanal Sul Mato-grossense é uma região que apresenta alto índice pluviométrico, com períodos de alagamentos ocasionados pelo transbordamento de diversos córregos e lagos.
  • O clima predominante do bioma é o Tropical e é caracterizado pela presença de duas estações.
  • Além disso, a região possui fauna e flora únicas, como o jacaré, a arara e o tuiuiú, que são algumas das espécies mais emblemáticas dessa região.
  • O solo do Pantanal é composto por solos com horizontes espódicos cujas características químicas são antagônicas em relação ao conceito central de fertilidade dos solos tradicionalmente utilizados na agricultura.