CURIOSIDADES

Novo Nissan March em despedida na Europa

Eles estão morrendo e alguns fabricantes europeus estão preocupados com isso, mas com a eletrificação e o Euro 7, o caminho parece ser inevitável para carros como o Nissan Micra.

Conhecido aqui como Novo Nissan March, a última geração do hatch compacto da marca japonesa de fato será a derradeira, pois, o pequeno acaba de sair do catálogo de opções na Europa.

Assim como o Ford Fiesta, o Nissan Micra se despede após décadas de presença no velho continente, sendo um veterano dos compactos mundiais por vir de uma carreira que começou em 1982.

Inicialmente feito apenas no Japão, o Micra nasceu como um Datsun e era rival do Opel Corsa A (Vauxhall Nova), Peugeot 205, Fiat Uno, VW Polo e, claro, do Ford Fiesta.

Diferente da maioria desses concorrentes citados, o Micra chegou tardiamente ao Brasil, já na quarta geração, que se tornou global de fato, visto que as anteriores só se dividiram com o Reino Unido.

Aqui, como um popular nacional, o March teve seu momento, mas com o tempo, deixou de ter o apelo que merecia e acabou cortado em favor do crossover Kicks.

Na quinta geração, o March deixou de ser mundial e ganhou cidadania francesa ao compartilhar a plataforma com o Renault Clio a partir de 2016.

Como a CMF-B não era feita aqui e continua não sendo, o Novo Nissan March ficou como um exclusivo hatch europeu e assim seguiu seu curso em meio à pressão ambiental contra os automóveis.

Nesse ambiente, onde os novos níveis de emissão pressionam os carros pequenos, o Micra foi se desgastando, enquanto o Clio se renovou com produção na Turquia e Eslovênia.

Com sua saída do mercado europeu, não haverá sucessor para o Nissan March, que desde o Datsun Micra foi o compacto B da montadora japonesa e que agora apaga a luz definitivamente.